Tutorial PFrank - Remomeie arquivos facilmente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tutorial PFrank - Remomeie arquivos facilmente

Mensagem por Pandora em Ter Jan 15, 2008 5:40 pm

01. A instalação é extremamente comum, seguindo os típicos assistentes de instalação no Windows. Durante o processo, você poderá configurar o registro do sistema para adicionar funcionalidades ao alcance do menu de contexto - aquele aberto pelo botão direito do mouse (Modify Registry) - e configurar o programa para não depender do registro do sistema para seu funcionamento básico, o que permite colocá-lo em flash drives (Configure for Portable Devices).



02. Ao final da instalação, você já poderá iniciar o PFrank (Launch PFrank) e remover traços de seu assistente de remoção no registro do Windows (Remove PFrank Uninstaller Registry Key). A opção é mais um passo para transformar o utilitário num software portátil.





03. Esta é a janela principal do PFrank, onde você poderá definir quais arquivos serão renomeados e quais as regras serão aplicadas. Vamos conhecê-la em mais detalhes.



04. Na parte superior da janela, você pode escolher a pasta que apresenta os arquivos (Current Folder), um filtro de nomes para que apenas arquivos específicos sejam renomeados conforme os critérios escolhidos (Name Filter) e as duas possíveis regras básicas de renomeação: Pre-Defined Regex e Pre-Defined Command



05. Em Pre-Defined Regex, você pode fazer vários tipos de alterações nos nomes, como remover acentos em consoantes (Remove Accents from nom-vowels). É exatamente nesta parte que você decidirá as regras de mudança nos nomes dos arquivos. Escolha a regra que desejar, defina seu foco (All - nome completo do arquivo ou Prefix - nome do arquivo sem a extensão) e clique em Insert in List.



06. Já em Pre-Defined Command, você poderá fazer outros tipos de alterações nos nomes, com maior foco na organização. Por exemplo, na imagem abaixo, há as opções Delete All Extra WhiteSpace In, para tirar espaços duplicados, e InsertCounter After, para inserir um contador nos arquivos. Você também pode definir onde o comando será aplicado, usando o menu ao lado. As opções mais comuns são All (nome completo do arquivo), Prefix (nome do arquivo sem extensão) e Extension (extensão do arquivo). Faça as escolhas desejadas e clique em Insert in List.



07. Logo abaixo, temos a lista de modificações nos nomes dos arquivos. Note que você pode inserir várias regras num único procedimento e elas serão executadas na ordem listada. No caso, os arquivos primeiramente trarão um contador adicionado após a extensão e depois terão as vogais removidas.



08. Na parte inferior da janela, você poderá colocar um nome exemplo de arquivo (Sample) e ver como o nome ficará após os procedimentos escolhidos (Preview). Quando você quiser aplicar o procedimento escolhido, clique em Scan.



09. Finalmente, na janela que se abre, clique em Rename para realizar a renomeação de arquivos de fato. Note que a janela apresenta todas as informações dos arquivos alvo, incluindo o novo nome de cada um. Para desfazer o procedimento, clique em Undo.



Fte.

flower
avatar
Pandora
Col
Col

Mensagens : 400
Data de inscrição : 09/01/2008
Idade : 29
Localização : Dentro de uma Bomba

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum