Tutorial Gravando CDs no Linux - Parte II

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tutorial Gravando CDs no Linux - Parte II

Mensagem por Pandora em Seg Mar 10, 2008 6:22 pm

Um pouco do assunto mkisofs e cdrecord para falar sobre como gerar arquivos MP3 a partir de CDs de áudio e como converter arquivo MP3 em arquivo CDA, que é o formato usado para gravar CD musical. No final do artigo estaremos aptos a gerar nossos próprios CDs de áudio, podendo juntar músicas de diversos CDs numa única coletânea.

Antes de iniciarmos nossa jornada, precisaremos instalar os seguintes programas:

* cdparanoia
* bladeenc
* mpg123

O cdparanoia é um CD-Ripper, ou seja, um programa usado para decodificar músicas de CDs musicais, gerando como saída arquivos de áudio no formato WAV.

O bladeenc converte arquivos de áudio (WAV) em arquivos MP3.

O mpg123 é um reprodutor de arquivos MP3 que também pode ser usado para gerar arquivos CDA. Vamos aplicar a conversão de MP3 para CDA neste artigo.

Você pode encontrar os programas aqui citados no site www.freshmeat.net . O processo de instalação dos mesmos está fora do escopo do artigo, sendo assim, boa sorte!

Extraindo músicas de CDs de áudio

Bom, vamos supor que queiramos extrair uma de minhas canções prediletas do CD da Banda "Fudebas da LS", a música "In Deployment", de Cesar Cardoso. Coloque o CD no drive e digite:

cdparanoia 6 InDeployment.wav

Neste caso, extrairemos a música 6 do CD inserido, gerando como saída o arquivo InDeployment.wav. Substitua o número 6 pelo número da canção a ser extraída do CD. Para automatizar o processo de extração de músicas de um CD, uso um pequeno perl-script que funciona muito bem. Crie um arquivo chamado /usr/local/bin/ripar com o seguinte conteúdo:

-- começa aqui
#!/usr/bin/perl

if ( $#ARGV == -1) {
print "*" x 45;
print "\nUse: \n\t$0 lista\n\nOnde lista é uma lista
separada por espaços
das músicas que você deseja extrair do CD\n\n";
print "*" x 45 . "\n";
exit 0
}

while ( $X = shift ) {
print "Extraindo música $X -> ${X}.wav ...\n";
system("cdparanoia $X ${X}.wav");
}

print "Trabalho feito. Boa diversão !\n\n";
exit 0
-- fim

Transforme o script em programa executável digitando:

chmod 755 /usr/local/bin/ripar

Agora, supondo que você queira extrair as músicas 2, 5 e 7 de determinado CD, use:

ripar 2 5 7

Agora que sabemos como extrair as músicas, podemos juntar nossa coleção de CDs e extrair apenas as músicas favoritas dos mesmos, gerando assim uma seleção personalizada de músicas.

Gravando CDs de áudio

Todos sabemos que um CD virgem geralmente tem 650 MB de espaço disponível. A questão agora é saber quantas músicas vão caber no CD. Passe todas as músicas geradas para um diretório e digite o comando:

du -ah

Como saída teremos o tamanho em Megabytes de cada um dos arquivos do diretório e por fim, o espaço total em disco ocupado pela soma de todos os arquivos do diretório. O espaço total deve somar algo menor que 650 MB.

Para gravar as músicas para o CD virgem, digite:

cdrecord -pad -v dev=0,0,0 -audio musica1.wav musica2.wav
musica3.wav ...

No comando acima temos a novidade -pad, que diz ao cdrecord que ele deve sincronizar o tamanho das músicas (não me pergunte como isso funciona, apenas saiba que essa opção é obrigatória para se gravar CDs de áudio). A opção -v informa ao cdrecord para mostrar o progresso da gravação do CD na tela, dev=0,0,0 é o endereço de barramento da gravadora, -audio informa que será gerado um CD de áudio e musica1.wav musica2.wav ... corresponde à lista de músicas a serem gravadas no CD, de acordo com a ordem informada.

Compactando arquivos de áudio no formato MP3

Como sabemos, arquivos WAV são bem poucos compactados. Estes arquivos possuem uma freqüência de 256 kbits, que muitas vezes possuem uma qualidade tão boa que vão além das necessidades de seu aparelho de som, ou até mesmo de seu ouvido.

Se você quer um CD de áudio para ser reproduzido em CDs Players ou em aparelhos de som comuns, aconselho gravar um CD com músicas com freqüência de 128 kbits. A qualidade da música não será tão boa (mas continuará boa) e caberão aproximadamente o dobro de músicas num único CD.

Para converter um arquivo WAV para MP3, digite:

bladeenc -br 128 InDeployment.wav

Será gerado o arquivo InDeployment.mp3. Não se esqueça de apagar o InDeployment.wav.

Costumo automatizar o processo de conversão com a seguinte sequência de comandos em shell:

$ for X in `ls *.wav`
> do
> bladeenc -br 128 $X
> rm -f $X
> done

A sequência de comandos acima converte os arquivos WAV do diretório corrente em arquivos MP3 e apaga os WAVS.

O cdrecord aceita arquivos MP3 como argumentos da opção -audio, mas nunca gravaremos um CD de áudio a partir deste formato de arquivos, pois torna-se praticamente impossível definir qual será o tamanho ocupado por um MP3 depois de sua decodificação para o formato CDA. Se o tamanho usado passar de 650 Mb, menos uma mídia para sua coleção.

Agora que temos as músicas MP3 desejadas, vamos converter estes arquivos para o formato CDA. Digite:

mpg123 --cdr musica1.mp3 - > musica1.cda

Onde musica1.cda será uma música CDA gerada a partir de musica1.mp3. O tamanho do arquivo CDA será o mesmo ocupado no CDROM, sendo assim, calcule a quantidade de músicas que serão gravadas somando o tamanho dos arquivos CDA com o comando du, citado anteriormente.

Para automatizar o processo acima, utilize a seguinte sequência de comandos:

$ for X in `ls *.mp3`
> do
> TARGET=`basename $X .mp3`
> mpg123 --cdr $X -
> ${TARGET}.cda
> done


Você pode salvar as sequências de comandos citadas em arquivos shell-script, mas isso é outra história. Tem um curso de shell no site.

Nota: neste artigo vimos como gerar arquivos CDA a partir de MP3, que foram obtidas a partir de arquivos WAV, que foram obtidos a partir de CDs de áudio. Nada o impede de baixar os arquivos MP3 diretamente da Internet.

Finalmente, para gerar o seu CD de áudio, digite:

cdrecord -pad -v dev=0,0,0 -audio musica1.cda musica2.cda
musica3.cda ...

Gravando CDs de áudio e de dados

CDs de áudio e de dados são uma mistura de arquivos legíveis ao computador com arquivos musicais, legíveis aos aparelhos de som.

Para gerar um CD mesclado, utilize:

cdrecord -pad -v dev=0,0,0 -data imagem.iso -audio musica1.cda
musica2.cda ...

Todas as opções acima usadas já foram mencionadas em nossa série de artigos. A diferença é que usamos as opções -data e -audio ao mesmo tempo.

CDs de MP3

Vale lembrar que CDs de MP3 não são CDs de áudio e sim de arquivos. Trate seus arquivos MP3 como arquivos comuns, gerando uma imagem ISO do diretório que contém suas MP3 e então a gravando para CD. Este deployment não tem mistérios. ;o)

Gravando CDs no Linux - parte II
Por: Fábio Berbert de Paula

Front-ends

Nesta sessão falaremos sobre alguns programas gráficos que podem ser usados como modo de acesso amigável aos comandos mkisofs e cdrecord.

Esta série de artigos foi escrita baseada no CD-Writing HOWTO , que é um tutorial de leitura obrigatória para quem quer se aprofundar no assunto.

X-CD-Roast

O X-CD-Roast é um dos softwares de gravação de CDs mais amigáveis dentre todos e talvez o mais conhecido e usado da categoria. O programa torna possível a missão de "fazer com que usuários inexperientes gravem CDs no Linux" com poucos e intuitivos cliques de mouse.

O X-CD-Roast pode ser encontrado em: http://www.xcdroast.org

CDR-Toaster

Este é um front-end gráfico para os programas mkisofs e o cdrecord. O CDR-Toaster também pode gerar CDs de audio a partir de arquivos MP3.

O CDR-Toaster pode ser encontrado em: http://www.jump.net/~brooke/cdrtoast/

KisoCD

KisoCD é uma ferramenta gráfica, baseada em QT, que nos auxilia na criação e cópia de CDs. Ele nos ajuda a compor o conteúdo do CD graficamente, enquanto que o trabalho em si é feito pelo mkisofs e o cdrecord. Sua vantagem é a facilidade na criação de CDs "bootáveis" e de multi-sessão.

O kisocd pode ser encontrado em: http://www.uni-karlsruhe.de/~um12/en/main_index.html

Gnome-Toaster

Gnome-Toaster é um amigável software gráfico baseado em Gtk que nos permite gravar CDs com poucos cliques de mouse, apenas arrastando o conteúdo desejado para a janela principal.

Por: Fábio Berbert de Paula

flower
avatar
Pandora
Col
Col

Mensagens : 400
Data de inscrição : 09/01/2008
Idade : 29
Localização : Dentro de uma Bomba

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum