SP 1 vai consertar o Windows Vista?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

SP 1 vai consertar o Windows Vista?

Mensagem por Pandora em Qua Mar 26, 2008 1:00 pm

A Microsoft anunciou que o Service Pack 1 do Vista iria melhorar o desempenho do sistema operacional. A empresa afirmou que a cópia de arquivos, despertar do modo de hibernação e adicionar ou extrair arquivos de pastas compactas seria um processo muito mais rápido.

A MS também antecipou que o Vista SP1 iria reforçar a confiabilidade do sistema, ampliar o suporte a novos hardwares e padrões, além de trazer melhorias para administradores de TI.

Em vez de julgar a validade dos argumentos de quem foi no embalo e embarcou na atualização do Vista liberada pela Microsoft dias atrás, PC World optou por fazer testes em sistemas configurados com Vista em versões antes e depois da instalação do Service Pack 1 para,então, validar os ganhos de desempenho prometidos pela MS.

O que foi testado
Para medir a velocidade do SP1 utilizamos a suíte de testes WorldBench 6, versão 32 bits. Os testes foram feitos com o Vista Business SP1 e os resultados comparados ao Vista Business e também com o Windows XP Professional SP2.

Os resultados revelam que nos pontos em que o SP1 superou o Vista, a margem de melhoria foi baixa. Outro dado é que foram encontradas poucas evidências de que o SP1 faz cópias mais velozes que o Vista, que em alguns casos foi mais rápido.

O SP1 também não despertou da hibernação numa velocidade muito superior ao Vista; em um notebook ele foi mais devagar. Com uma pequena margem, o SP1 se mostrou mais rápido na descompressão de arquivos, mesmo assim foi mais lento que o XP.

O WorldBench 6 foi utilizado para medir como o XP, Vista e Vista SP1 reagem a um número de testes padrão. O Windows XP é, ainda, a plataforma com melhor resultado, seguido pelo SP1 (na maioria dos casos) e passando para terceira posição, quando olhado sob outros aspectos.


WorldBench 6: números em vermelho mostram os melhores resultados

Por essa análise e pelas correções das falhas do Vista original, os usuários do novo sistema operacional da Microsoft devem adotar a atualização gratuita. Mas se você usa o XP, vai preferir mantê-lo por enquanto.

Como testamos o Windows
Foram realizados três tipos de análises na avaliação feita pelo PC World Test Center: testes automatizados do WorldBench 6; testes de tempo para manuseio de arquivos e hibernação; e frames de vídeo com games populares.

Tais análises foram feitas em um desktop high-end, outro de baixo custo mas compatível com o Vista e também em um notebook. Cada teste foi realizado três vezes para a obtenção de um resultado médio.

Os testes de vídeo visaram identificar a taxa de frames por segundo que cada sistema pôde manipular com dois, Doom 3 e Far Cry. Os testes foram rodados com o antialiasing ativado e desativado, com a resolução de 1024 por 768 e 1280 por 1024.
Finalmente, testes manuais foram feitos para cópia, compressão e descompressão de arquivos e tempo de ativação de hibernação.

XP continua na frente
Pelos testes aplicados, o XP supera tanto o Vista como o Vista SP1 numa margem significativa, tanto no desktop quanto no notebook. O Vista SP1 fica com um tímido segundo lugar, já que a diferença para o Vista é pequena.


Testes parciais: quanto menor, melhor

Nos testes com o WorldBench 6, o XP só ficou em último nos testes com o programa de gravação Nero e com o editor de imagem Photoshop, no qual o SP1 foi o vencedor. Nos desktops, o Nero foi 4% mais rápido que no Vista SP1 e 12% mais rápido que no XP.

Para o notebook, o XP leva a melhor em todos os testes. O resultado mostra, como esperado, que o XP é o melhor para computadores menos poderosos.

As diferenças percebidas entre desktop e notebook nos testes com o Photoshop e Firefox, se devem pela diferença no hardware.

Procedimento de cópia
Os testes relacionados a cópia de arquivos não favorecem nenhum dos sistemas operacionais. Segundo a Microsoft o SP1 seria mais rápido; nos testes, porém, o Vista foi 10% mais rápido que o Vista na cópia de um arquivo .zip em uma rede.

Os resultados diferem quando os arquivos copiados estão espalhados pelo disco rígido. Nestes testes, que medem tanto o tempo de acesso como rendimento, o SP1 superou o Vista em alguns segundos no desktop. O XP terminou em último, com 15 segundos de atraso em relação ao vencedor. Mas no notebook, o Vista foi o primeiro com vários segundos de vantagem.

O tempo de acesso para copiar um arquivo .zip de 3,06GB no disco local, o Vista foi 13% mais rápido que o XP, e 16% mais veloz que o SP1 no desktop. No notebook, o Vista foi superior em 18% em relação ao XP e 19% em relação ao SP1.

O teste de multicópia no desktop foi o único em que o SP1 foi o líder, ainda assim com uma vantagem muito pequena em relação ao Vista.

Nos testes de compressão, o SP1 se mostrou mais eficiente, mas o XP foi o mais rápido. O Vista demorou três vezes mais que o XP para extrair arquivos no desktop; o SP1 ficou em segundo lugar.

Na adição de arquivos a uma pasta compacta, o SP1 superou o Vista em 2%, mas continua perdendo do XP.

Nos testes de hibernação o XP também levou a melhor. O SP1 se mostrou mais rápido que o Vista, acordando menos de um segundo antes no desktop e três segundos antes no notebook.

O jogo dos frames
Jogadores têm reclamado que o Vista reduz a jogabilidade e nossos testes confirmam que o XP é substancialmente mais rápido para este tipo de aplicação. O SP1 quase não teve ganhos em relação ao Vista original.

Nos testes com o game Doom 3, o antialiasing quase não mostrou um efeito negativo no desempenho do Vista, mas fez uma grande diferença no XP. Nos testes com a função desativada, os frames no XP foram 14% mais rápidos que o segundo colocado, o SP1. Com a função ativa o resultado é o mesmo, mas com o Vista original em segundo lugar.


Ponto para o XP: desempenho para games continua melhor

Já no Far Cry, o Vista e o SP1 tiveram grandes melhorias com o antialiasing ativado. Mesmo com a função reduzindo o desempenho do XP, ele continuou superior.

O notebook do teste não foi construído para games. Os resultados do XP, do Vista e do SP1 foram praticamente os mesmos. Com o Doom 3, o Vista e SP1 foram melhores que o XP e empataram no Far Cry. Mas os frames ficaram muito baixos, variando de 2 a 7 com antialiasing e 10 a 25 com o recurso desativado.

Os pingos nos “is”
Não é novidade que um sistema operacional desenvolvido para computadores mais antigos e lentos, seja mais veloz que novos e sofisticados sistemas para máquinas mais potentes.

Por exemplo, para o ambiente Aero, o Vista necessita de recursos gráficos mais avançados que os da interface do XP. O SP1 supera o Vista original em algumas áreas, mas não de uma maneira expressiva.

Outro detalhe, o fato de o SP1 ter sido superado pelo XP mostra que o Vista ainda está se adequando.

Infelizmente, não será possível evitar o Vista para sempre. O XP irá desaparecer das prateleiras em junho, junto com os computadores que possuem o sistema instalado de fábrica.

Como os fabricantes direcionam seus produtos para o vista, os consumidores encontrarão dificuldades para encontrar drivers compatíveis com o XP. Para os que querem manter o sistema operacional, o melhor conselho é fazer suas compras enquanto ele está no mercado.

Fte.

flower
avatar
Pandora
Col
Col

Mensagens : 400
Data de inscrição : 09/01/2008
Idade : 29
Localização : Dentro de uma Bomba

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SP 1 vai consertar o Windows Vista?

Mensagem por XTWX em Sex Mar 28, 2008 6:03 pm

No momento XPSP3 que usarei quando lançarem a versão final, mas optarei pelo Vista quando tiver uma máquina com uns 4 gb de ram e for no mínimo Core 2 Duo e quem sabe um Quad!

_________________
Regras do Fórum
avatar
XTWX
Admin
Admin

Mensagens : 275
Data de inscrição : 15/01/2008
Idade : 28
Localização : Budapest - Hungary

Ver perfil do usuário http://xtwx.mrforum.net/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum