30 de junho: o fim do Windows XP

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

30 de junho: o fim do Windows XP

Mensagem por Pandora em Dom Jun 29, 2008 3:59 pm

Depois de 5 meses adiado, eis que o dia chega: 30 de junho de 2008. Aos que não sabem do que se trata, é nada mais nada menos que o fim do ciclo de vida do Windows XP.

O conhecido sistema operacional da Microsoft, o Windows XP (de experience), já passou por várias fases, algumas ruins e muitas ótimas. Em 25 de outubro de 2001, foi lançado ao público geral. O sistema não foi muito bem recebido, aconteceu mais ou menos o que acontece hoje com o seu sucessor, o Windows Vista. Na época, a maioria dos computadores não era capaz de suportá-lo, fazendo com que muita gente continuasse com o antigo Windows 98 ou 2000. Outro fator que fez com que o Windows XP não fosse bem aceito era a ausência de novidades. A diferença mais notável era no visual, e só. Na época, sistema também era muito instável, cheio de falhas de segurança e famoso pelas incompatibilidades de softwares e drivers. Tudo isso somado, fez com que o Windows XP fosse lentamente absorvido.

Demorou a ser lançado, mas em 2003, o Service Pack 1 (SP1) foi disponibilizado. A grande atualização melhorou o sistema, corrigindo várias falhas e dando uma levantada no SO. Mas não foi o suficiente, o sistema continuava inseguro. Outro Service Pack se fazia necessário.

O SP2 (Service Pack 2) para o Windows XP foi lançado em 2004. Era a atualização mais importante para o sistema. Ela deu ao sistema estabilidade e melhorias como nunca, principalmente na parte de segurança, uma área crítica do SO, mantendo a simplicidade e leveza. As principais e mais notáveis mudanças na parte de segurança foram a implementação da Central de Segurança e do firewall. O sistema, que já estava popular, ficou maduro a partir de tal atualização.

Nesse ano de 2008, o último Service Pack foi lançado, mais por motivo de pressão dos usuários do que por necessidade. O SP3 deu mais um (e último) gás no já ótimo sistema.


Builds de desenvolvimento do Windows XP

No início do desenvolvimento percebe-se que o visual do sistema é muito parecido com a do antecessor Windows 2000. A interface evoluiu muito durante o desenvolvimento e a versão final ficou com um visual leve, limpo e muito bem-acabado. A interface foi uma das melhores mudanças, e a mais notável. O tema Luna é perfeito, muito agradável e difícil de cansar, coisa rara se comparado aos temas de terceiros que se encontram espalhados pela internet.

Uma galeria de imagens pode ser conferida aqui

Fte.

Sad Sad Sad
avatar
Pandora
Col
Col

Mensagens : 400
Data de inscrição : 09/01/2008
Idade : 29
Localização : Dentro de uma Bomba

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum