Saiba como normalizar o processo SVCHOST

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Saiba como normalizar o processo SVCHOST

Mensagem por Pandora em Qui Jul 17, 2008 5:52 pm

Como normalizar o processo SVCHOST para não consumir tanta memória

Os computadores com o sistema operacional Windows XP SP2 instalado, vem com uma ferramenta chamada de Central de Segurança, disponível no Painel de Controle. A missão é auxiliar o usuário na tarefa de tornar o computador mais seguro contra ataques de vírus, worms, falhas do próprio Windows e invasões. Ela monitora o status do Firewall, Atualizações Automáticas e Anti-vírus.

Os computadores com o sistema operacional Windows XP SP2 instalado, vem com uma ferramenta chamada de Central de Segurança, disponível no Painel de Controle. A missão é auxiliar o usuário na tarefa de tornar o computador mais seguro contra ataques de vírus, worms, falhas do próprio Windows e invasões. Ela monitora o status do Firewall, atualizações Automáticas e Anti-vírus.

A ferramenta de atualizações automáticas executa automaticamente uma tarefa muito chata, que é a de procurar, fazer o download e instalar todas as atualizações do sistema operacional que a Microsoft publica via Windows Update. Frequentemente um escudo amarelo aparece ao lado do relógio do Windows, para informar que existe uma

atualização para ser instalada e precisa da intervenção do usuário (normalmente para aceitar um contrato de uso). Manter esta ferramenta funcionando é fundamental para ficar sempre protegido contra as brechas de segurança que são descobertas diariamente no Windows. Mas ultimamente, várias máquinas têm sofrido de problemas de lentidão durante a execução da ferramenta de atualizações automáticas. O processo svchost.exe fica utilizando praticamente 100% do processamento da máquina, apenas verificando as atualizações. Obviamente fica impossível utilizar a máquina normalmente durante este processo, frequentemente travando o sistema operacional.

Ao fazer uma varredura com o anti-vírus, nada é detectado. Ao rodar o anti-spyware, nada é detectado também. E agora? O svchost.exe é um serviço capaz de hospedar outros serviços. Basicamente ele roda vários processos (um ‘grupo'), porém só um

nome aparecerá listado. Ele pode, por outro lado, carregar vários grupos, o que resultará em vários svchost.exe na lista de processos, o que é um caso extremamente comum. O serviço de atualizações automáticas utiliza uma instancia do svchost.exe para funcionar. Então se supõe que ele é o culpado da lentidão no computador. Pois bem, para resolver o problema, basta desativar as atualizações automáticas, utilizando a central de segurança. Essa não parece uma solução muito elegante, mas funciona. Por algum motivo desconhecido ainda, o serviço de atualizações automáticas toma conta da máquina completamente. Que egoísta! Então vamos a uma solução menos grosseira. Siga os passos abaixo:

1. Reiniciar a máquina em modo seguro

2. Renomear C:\windows\software distribution paraC:\windows\software distribution.old

3. Renomear C:\windows\windowsupdate.log Para c:\windows\windowsupdate.log.old

4. Reiniciar o computador em modo normal

5. Pronto, agora o computador passou a respeitar novamente os comandos do usuário, e as atualizações automáticas continuam funcionando, sem problemas, e com o svchost.exe consumindo somente o processamento mínimo necessário.

Fte.

flower
avatar
Pandora
Col
Col

Mensagens : 400
Data de inscrição : 09/01/2008
Idade : 29
Localização : Dentro de uma Bomba

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Saiba como normalizar o processo SVCHOST

Mensagem por XTWX em Qua Jul 23, 2008 6:21 pm

Muito bom!!!

Bem explicado!!

valeu

_________________
Regras do Fórum
avatar
XTWX
Admin
Admin

Mensagens : 275
Data de inscrição : 15/01/2008
Idade : 28
Localização : Budapest - Hungary

Ver perfil do usuário http://xtwx.mrforum.net/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum