Fuja do Windows Starter Edition

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Fuja do Windows Starter Edition

Mensagem por Brain em Qui Jan 24, 2008 1:55 pm


Muita gente está comprando o primeiro computador nos últimos anos, devido a vários fatores: redução dos preços dada a demanda, e principalmente com medidas de redução de impostos. Este artigo é um alerta com relação às limitações do Windows Starter Edition, com argumentos que você pode usar ao orientar algum amigo ou parente ao comprar um novo micro.Marcos Elias Picão
22/11/2007

Muita gente está comprando o primeiro computador nos últimos anos, devido a vários fatores: redução dos preços dada a demanda, e principalmente com medidas de redução de impostos, além da popularização do acesso a Internet em vários locais. Sem falar, é claro, numa tendência universal de “se atualizar” com novos produtos disponíveis.

Nesse mundo onde há coisas boas e ruins, é bom que você saiba várias coisas antes de comprar um primeiro computador. Uma delas é o sistema operacional a ser usado. O Windows, sistema mais popular do mundo, possui uma versão muito limitada, vendida em geral em computadores de baixo custo: o Windows Starter Edition, chamado abreviadamente de Windows SE.


Nota: antigamente, há quase 10 anos atrás já, falar em Windows SE era sinônimo de tecnologia, ter o sistema mais atualizado da época: o Windows 98 Segunda Edição (em 1999). Hoje, o “SE” não se refere a “Segunda Edição”, mas sim a “Starter Edition”, essa versão limitada do Windows.


O Starter é praticamente uma edição “demo” do Windows. Quando começou, com a versão Starter do XP, ele tinha muitas limitações, especialmente em relação a redes. O Vista Starter tem menos limitações do que o XP, mas ainda assim tem sérias limitações, que impedem o uso do sistema como “um sistema operacional de qualidade e normal”. Entre as principais, estão estas:

* Só é possível abrir até três programas ao mesmo tempo (essa é a pior de todas, característica de programa demo: é uma ofensa ao país a Microsoft lançar uma versão Windows castrada dessa forma e dizer que apóia a inclusão digital);

* Possui uma marca d'água na tela, similar àquelas usadas por emissoras de TV em suas transmissões;

* Gerencia apenas até 1 GB de memória RAM (no XP Starter o limite era de 256 MB). Em compensação, o Vista Starter é a única edição do Vista que pode rodar em PCs com 256 MB de memória);

* Não possui a nova interface Aero (o Windows Vista Home Basic também não), o que é um dos motivos do menor consumo de memória;

* Só reconhece HDs de até 160 GB (impede que você use uma máquina muito mais avançada com ele);

* Não possui versão de 64 bits;

* Não possui o sistema de gerenciamento de memória "SuperFetch", novo recurso do Vista que acelera o carregamento de vários programas, nem o “ReadyBoost”, que permite usar um pendrive para cache de disco;

* Não possui desfragmentador automático de disco (mas convenhamos que isso não é lá grande coisa, a maioria dos usuários domésticos não usa a desfragmentação agendada);

* Não suporta controles do Xbox 360;

* Não inclui vários recursos de segurança, tem graves limitações em redes (como não aceitar conexões de entrada);

* Suporta apenas processadores “de segunda linha”, como Celeron, Duron ou Sempron e as versões antigas do Pentium, como uma forma de impedir o uso em máquinas mais caras;

Entre várias outras limitações.

Ao abrir mais de três programas, uma mensagem é exibida, pedindo para fechar algum dos atuais:



No XP Starter, ainda à venda em algumas lojas, a limitação é mais grave: 3 janelas e pronto. No Vista, é possível abrir várias janelas de um mesmo programa (várias instâncias), mas não mais do que 3 programas. Não são contadas as janelas de propriedades do Windows, nem as janelas de pastas. Outra limitação é sobre a segurança das contas de usuário, no XP Starter. Ele não possuía perfis de usuários, separados por senha, como há nas outras versões do Windows. No Vista Starter, esse recurso foi liberado.

A marca d'água também é terrível, chega a incomodar (se bem que com o tempo, o usuário se acostuma; e quem comprou o primeiro computador pode até achar normal). Observe-a sem janela nenhuma por trás, e também com uma janela do Internet Explorer aberta. Ela fica por cima de qualquer programa, fixa no canto inferior direito na tela:



Muitas lojas fazem a propaganda dizendo que o PC vem com Windows original. Sim, é original, mas é uma porcaria. Fique longe do Windows Starter Edition, seja o Vista ou o XP. Se possível, prefira um modelo que venha com o Windows XP (seja o Home ou o Professional) ou, pelo menos, o Windows Vista Home Basic, ou ainda alguma distribuição de Linux.

O Windows Starter Edition foi um meio que a Microsoft criou com dois objetivos: diminuir a pirataria em vários países “em desenvolvimento” (não existe Windows Starter Edition nos EUA ou na Europa, por exemplo) e se defender do Linux, numa época em que cada vez mais computadores são vendidos de fábrica com Linux pré-instalado. Ela fez uma versão mais reduzida e limitada do Windows, e claro, mais barata – mas ainda assim, não sai de graça. Ele é personalizado para alguns países, gerando edições diferentes (inclusive com limitações diferentes) dependendo do local. Não está disponível para venda em lojas, apenas é fornecido em regime OEM, pré-instalado em computadores novos.

Como digo, “o Windows 98 é melhor do que o Starter” (desconsiderando questões de segurança e compatibilidade, por ser um sistema antigo, é claro). Só por não ter as limitações, já é algo melhor – mas é claro que rodando o Windows 98 hoje, a compatibilidade com programas e hardware seria muito limitada.

A recomendação é evitar ao máximo essa edição do Windows. Se for o caso de comprar um PC com Windows pré-instalado, procure outra loja ou faça um esforço para pagar um pouco mais por uma outra edição do Windows, como o XP Home (ainda à venda em alguns locais), XP Professional (pouca coisa mais caro do que o Home Edition) ou alguma edição do Vista sem ser o Starter. Pode ser o Basic, que apesar de ter menos recursos com relação às outras edições do Vista, acaba sendo o substituto do Windows XP Home, sendo ideal para boa parte das tarefas que se faz num PC comum.

Fonte : Guia do Hardware
Link Direto

Brain
Mod
Mod

Mensagens : 30
Data de inscrição : 10/01/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fuja do Windows Starter Edition

Mensagem por Pandora em Qui Jan 24, 2008 5:29 pm

Muito dos consumidores desconhecem isso, pois a maioria das lojas só querem é vender não importando com os clientes, se eles irão levar uma bomba ou não.

Quanto a Microsoft em limitar as versões, é uma atitude extrema contra a pirataria, pois ela(pirataria) não tem limites.

Muito informativo esse poste.

Parabéns!!!

flower
avatar
Pandora
Col
Col

Mensagens : 400
Data de inscrição : 09/01/2008
Idade : 29
Localização : Dentro de uma Bomba

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fuja do Windows Starter Edition

Mensagem por XTWX em Sex Jan 25, 2008 10:03 pm

Pois é!!!!

Que bom que tem a pirataria né rsrs

_________________
Regras do Fórum
avatar
XTWX
Admin
Admin

Mensagens : 275
Data de inscrição : 15/01/2008
Idade : 28
Localização : Budapest - Hungary

Ver perfil do usuário http://xtwx.mrforum.net/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fuja do Windows Starter Edition

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum